Texto: Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública (Isaura Botelho).
Nesse texto a autora faz um estudo dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo mostrando através de mapas como estes se distribuem e quais as classes sociais, a escolaridade, a renda das pessoas que frequentam eses lugares e o porque que algumas delas não os frequentam.
Isaura Botelho coloca em evidência o fato de os equipamentos culturais não acompanharem o crescimento da cidade, pois praticamente todos eles encontram-se na região central, deixando as regiões periféricas sem opções para lazer e cultura. Essa concentração faz com que o público da periferia não tenha acesso a esses espaços por causa da distância, do tempo que se leva para chegar a esses locais e por condições financeiras, já que teatros e cinemas geralmente tem preços altos, portanto as classes mais abastadas e que moram na região do centro continuam sendo privilegiadas nesse sentido.
O grande desafio para a gestão pública não é somente democratizar esses espaços culturais, mas conhecer e aceitar a diversidade de padrões de cultura, ou seja, deve-se levar para as comunidades das áreas distantes do centro não só a cultura erudita, mas também a cultura popular que ela já conhece e está familiarizada. Trata-se realmente de ter consciência de que existe um público variado e que as políticas culturais devem atender a todos eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário